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Coleção Tortuga bom caminhoneiro

Saúde para o caminhoneiro

Durma bem na medida certa

Quem roda nas estradas sabe que a falta de sono um grande causador de acidentes

Durma bem na medida certaQuem roda nas estradas sabe que a falta de sono é um grande causador de acidentes. Para dirigir com segurança é preciso estar atento e muito bem acordado. Mas não adianta lutar contra o sono tomando rebites, pois eles podem te deixar ligado por algum tempo, mas depois fazem com que o sono venha ainda mais forte depois. O único jeito é dormir mesmo. Veja algumas dicas para aproveitar melhor suas horas de sono e garantir uma viagem tranquila.

Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo:

  • Cansaço e sonolência
  • Irritabilidade e alterações repentinas de humor
  • Perda da memória de fatos recentes
  • Lentidão do raciocínio
  • Desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo:

  • Falta de vigor físico
  • Envelhecimento precoce
  • Diminuição do tônus muscular
  • Tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais
  • Perda crônica da memória
Se você perceber estes sinais, pare em um local seguro e descanse por cerca de 20 minutos. Em seguida, tome uma ou duas xícaras de café e aguarde mais 30 minutos para que a cafeína possa fazer efeito no sangue.


Sinais de alerta

Há vários sinais de alerta para saber se você está dirigindo com sono. Preste atenção neles quando estiver dirigindo:
  • Dificuldade de manter o foco da visão, com piscar freqüente.
  • Você não se lembra dos últimos quilômetros que percorreu.
  • A cabeça começa a pender para a frente.
  • Você boceja e esfrega os olhos muitas vezes.
  • O caminhão sai da faixa de direção, invade o acostamento ou a pista contrária.

Dicas para dormir melhor:

  • Tente dormir pelo menos 7 horas seguidas por dia. Se isso não for possível, tire cochilos de pelo menos 40 minutos quando estiver com sono.
  • Procure dormir em lugares que você conhece e se sinta seguro. Esse é o único jeito de relaxar de verdade.
  • À noite, procure comer somente alimentos leves e não exagere nas quantidades.
  • Antes de dormir, evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola (Coca Cola, Pepsi).
  • Vede bem as janelas do caminhão para deixar o ambiente o mais escuro possível.
  • Não durma com a TV ou rádio ligados. Tente deixar o ambiente silencioso.
  • Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.

Dicas para viajar mais atento

  • Não beba álcool nem tome nenhum remédio.
  • Faça paradas a cada 200 km ou duas horas e dê uma rápida caminhada. Duas ou três voltas em torno do caminhão já ajudam bastante.
  • Muita comida pode dar sono.
  • Dirigir com fome pode te deixar mais agressivo.

Se beber não dirija

Mesmo sabendo de todos os riscos que envolvem álcool e direção, ainda há muita gente que insiste em beber antes de pegar a estrada. Respeite essa regra. Não coloque em risco a sua vida nem a vida de outras pessoas.

ALCOOLISMO 

O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, chegando a conseqüências irreversíveis. A pessoa dependente de álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
 
Efeitos físicos:
  • Diminuição dos reflexos.
  • O uso a longo prazo aumenta o risco de hepatite, cirrose, gastrite, úlcera, alguns tipos de cancer, problemas cardíacos e de pressão arterial.
  • Pode levar à desnutrição.
Efeitos emocionais
  • Alteração do humor, ocasionando raiva, comportamento violento e depressão
  • Perda de memória.
  • Prejuízo na vida familiar e profissional

Pare de fumar agora

O melhor momento para parar de fumar é imediatamente. Já está mais do que provado que o cigarro causa uma série de doenças. A seguir listamos algumas vantagens que você vai ter ao largar o cigarro:
  • Menos chances de ter câncer, doenças do coração e respiratórias
  • Aumento da expectativa de vida
  • Melhora do desempenho físico e sexual
  • Melhora do paladar, olfato e o hálito
  • Não gasta mais dinheiro com cigarros

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