Tortuga Câmaras de Ar

Contato

  • Unidade Curitiba
    R. Alberto Klemtz, 441 . Portão
    CEP 80330-380 . Curitiba . PR . Brasil
    Tel: 55 41 3314-3100 | 0800 411919
    Fax: 55 41 3314-3152
  • Unidade Araucária
    Av. das Araucárias, 5500
    CEP 83707-000 . Araucária . PR . Brasil
    Tel: 55 41 3643-199

Home Coleção Tortuga bom caminhoneiroSaúde

Coleção Tortuga bom caminhoneiro

Saúde para o caminhoneiro

Preste atenção nos sintomas

Passar a maior parte da vida na estrada não é tarefa fácil.

Passar a maior parte da vida na estrada não é tarefa fácil. Hábitos saudáveis como uma boa alimentação, dormir bem, praticar exercícios, consultar um médico e fazer exames de rotina acabam ficando sempre em segundo plano. Afinal, carreteiro tem sempre pressa, certo?

Mas não adianta achar que você é um super-herói. Todo mundo, independente da profissão, deve cuidar do seu corpo para que ele esteja sempre funcionando direitinho. É como o caminhão. Você não faz manutenção preventiva? Não verifica toda a vez que ele faz algum barulho diferente? Então faça a mesma coisa com o seu corpo. Ele também é seu instrumento de trabalho e para de funcionar se não forem feitas as revisões e os concertos necessários. Entre os males mais comuns que atingem a população estão a diabete, o colesterol alto, a pressão alta e o estresse. Mas eles não são facilmente identificados, já que os sintomas são confundidos com o cansaço normal da profissão. Veja a seguir como previnir, como identificar e que providências tomar em cada um destes casos. 

Hipertensão

É a pressão alta acima dos limites considerados normais (140/90 mmHg). Quem tem diabetes, é obeso, abusa do sal e do álcool, fuma, não pratica exercícios físicos, está estressado ou tem pais hipertensos, tem maior probabilidade de ser hipertenso. Geralmente a pressão alta não apresenta nenhum sintoma. Ou seja, se você não medir nunca vai saber se tem ou não. Como prevenção, o ideal é fazer um check- up periódico, especialmente após os 40 anos, e medir a pressão a cada seis meses. É bom também comer alho, peixes de água fria, frutas, verduras, legumes e azeite de oliva.
 
Para controlar e prevenir a hipertensão:
  • Verifique sempre a sua pressão arterial
  • Pare de fumar
  • Não abuse das bebidas alcóolicas
  • Cuide para não engordar demais
  • Faça exercícios físicos sob orientação médica
  • Evite alimentos ricos em gorduras.
  • Diminua o sal na sua comida
  • Evite a tensão.

Colesterol

Evite: Gorduras de origem animal (aquela que vêm na picanha e na costela) e a gordura dos laticínios presente 

Nem todo mundo sabe, mas o colesterol é uma substância necessária para o organismo. Sem ele, as células não formam a membrana que as envolve. No entanto, o desequilíbrio na produção desse tipo de gordura pode causar sérios problemas de saúde e trazer complicações como o derrame e o infarto. Existem dois tipos de colesterol: o HDL (ou bom colesterol) que protege contra ataques cardíacos e o LDL (ou mau colesterol) que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares. O colesterol alto não apresenta sintomas a não ser quando o estrago já está feito, o que torna seu controle uma medida indispensável para evitar riscos. O ideal é começar a medir o colesterol a partir dos 20 anos de idade pelo menos uma vez a cada cinco anos. Caso a pessoa tenha outros fatores de risco de doença cardíaca, será preciso checar o colesterol com maior frequência. Praticar exercícios físicos e mudar seus hábitos alimentares pode ajudar muito tanto na prevenção quanto no tratamento.

Diabetes

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada de maneira correta, causa doenças como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização. Ainda não existe uma cura definitiva, mas há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente. Existem vários tipo de Diabetes. Só um médico pode diagnosticar e indicar o tratamento certo. 

Principais sintomas:

  • Muita sede
  • Aumento do volume da urina,
  • Aumento da vontade de urinar
  • Fadiga, fraqueza, tonturas
  • Visão borrada
  • Aumento de apetite
  • Perda de peso

 


Saúde

Negócios

Segurança

SPVS

© Tortuga . Todos os direitos reservados.

Webmail Tortuga