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Coleção Tortuga bom caminhoneiro

Segurança para o caminhoneiro

Para preservar o pneu

O pneu Ú a peša fundamental de contato do carro com o solo.

Para preservar o pneuO pneu é a peça fundamental de contato do carro com o solo. Se ele estiver em mau estado ou mesmo com a calibragem errada, pode não só comprometer a segurança do motorista e passageiros como também prejudicar o desempenho do automóvel.

Para manter sempre seus pneus nas melhores condições de rodagem, siga esses 10 mandamentos: 

1. Calibre os pneus semanalmente.

Siga as indicações do manual do fabricante do veículo e não as idicações dadas pelo frentista.

2. Faça o rodízio de pneus.

Veículos com pneus radiais devem fazer rodízio a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados, utilizando o estepe no rodízio.

3. Evite a sobrecarga.

Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou de alterações estruturais importantes.

4. Faça a manutenção preventiva de todo o veículo.

Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5. Utilize as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo.

As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

6. Utilize o pneu indicado para cada tipo de solo.o.

Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na
durabilidade de peças do veículo.

7. Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes.

Estes produtos atacam a borracha fazendo com que perca suas propriedades mecânicas.

8. Evite a direção agressiva.

Evite freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

9. Alinhamento e balanceamento devem ser feitos quando:

  • o veículo sofrer impactos fortes
  • na troca de pneus
  • quando os pneus apresentarem desgastes irregulares
  • ao serem substituídos componentes da suspensão
  • quando o veículo estiver “puxando” para um lado
  • a cada 10.000 km.
Fonte: Site Dirigindo Seguro

 

 


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